Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

TESTEMUNHO MAGNIFICO DO SERVO DANIEL


Daniel 5:11 “Há no teu reino um homem, ao qual há o espírito dos deuses santos; e nos dias de teu pai se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria...” 
Introdução 
Vemos nesse texto o relato feito pela rainha acerca de um homem chamado Daniel e o testemunho que o mesmo dava do Senhor a quem servia, o que evidenciava a presença do Deus vivo em seu coração. Mas o que poderíamos perguntar acerca deste fato ocorrido é o que levou a rainha mãe a lembrar-se de Daniel? Por que ela lembrou-se justamente de Daniel e não de outra pessoa? O que a rainha viu de tão especial em Daniel? Ela viu muito mais que um simples homem, viu a presença do Senhor em sua vida e para tal a rainha usa a expressão “se achou neste Daniel um espírito excelente”. Quantas coisas ocorrerão no reino, quantos fatos importantes, quem sabe as guerras e as vitórias memoráveis alcançadas pelo rei da babilônia, entre outras coisas poderiam ser consideradas mais relevantes; porém a rainha mãe trouxe a memória do rei e dos seus súditos um fato ocorrido nos dias de Nabucodonosor que dizia respeito acerca de Daniel. 


Desenvolvimento 
A pergunta que fazemos é o que as pessoas estão dizendo a nosso respeito? O que elas veem em nós? O que estão percebendo e até mesmo atestando acerca de nós? Em relação a Daniel a rainha mãe, não se furtou naquela hora de apreensão e de angústia que envolvia a todos no reino, ela atestou diante de todos coisas maravilhosas a respeito de Daniel, um homem simples mas que servia a Deus. E as suas palavras foram que em Daniel “se achou luz, e inteligência, e sabedoriaou seja, era o que se podia ver na vida de Daniel. 
Há um homem - Daniel como homem era sujeito às mesmas necessidades, enfrentou lutas e provas, assim como nós as enfrentamos no nosso dia a dia. Porém a palavra nos diz que foram procurados em todo o reino homens sábios, entendidos, mas nenhum pode ler o que fora escrito na parede nem fazer saber ao rei a sua interpretação. Esta escrita tratava-se na verdade de um Juízo de Deus sobre aquele reino, mas nenhum daqueles que foram chamados pelo rei trouxe a solução ou resposta para o que os afligia. Homens como Daniel não era comuns, homens como Daniel no qual há o espírito excelente, que tem o Espírito Santo agindo em sua vida não se encontra em qualquer parte nem em qualquer lugar. Daniel era fiel a Deus, era dependente do Senhor. Por isso, a palavra da rainha foi: “Há um homem”, homens como Daniel são poucos mesmos. Não estamos dizendo aqui que Daniel era perfeito, até porque perfeito só existe um que é Jesus, mas sem dúvida Daniel naquele reino e naquele momento onde as esperanças eram as mais sombrias e duvidosas, ele era diferente dos demais. Não ser igual ao mundo, é o segredo que envolvia a vida de Daniel, este também é o segredo que nos torna diferentes deste mundo e até mesmo incompreendidos por muitos.  
Luz  é a presença de um Jesus vivo no coração do homem. Vivemos a cada dia a experiência com um Senhor que se revela a nós pela sua palavra que é viva e eficaz. Há toda uma operação do Espírito Santo em favor daqueles que servem ao Senhor para que a bendita luz do Salvador brilhe cada dia mais em sua vida, afastando e dissipando as trevas espirituais deste mundo. Jo 8:12 “falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. Aqueles que têm a luz de Jesus não errará o caminho, porque sabem de onde vieram, onde estão e para onde vão; há uma caminhada segura que os conduzirá a eternidade. 
E inteligência - inteligência ou conhecimento; nós através da revelação conhecemos um Deus que é vivo, compreendemos as coisas que são da eternidade. Estamos a cada dia penetrando nos mistérios de Deus, conhecendo-o mais e mais. O profeta Oseias 6:3 “conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor...”. 
Sabedoria – Temos o governo do Espírito Santo sobre as nossas vidas, nos auxiliando nas decisões e escolhas que fazemos em todas as áreas da nossa vida, seja ela material ou espiritual, há sempre um conselho sábio do Espírito Santo para o nosso bem.  
Portanto, vemos aqui a presença na vida de Daniel do Deus triuno e poderoso. O que as pessoas precisam ver em nós é exatamente isso: verem a luz (Jesus em nós), verem a inteligência ou conhecimento (que sabemos que somos filhos de Deus Pai e que o conhecemos, pois, a sua palavra está em nós) e verem a sabedoria (vivemos uma vida que é dirigida pelo Espírito Santo). Que coisa maravilhosa é quando aquilo que está sendo visto no homem, aquilo que as pessoas atestam a seu respeito não está ligado ao velho homem, e sim a nova criatura em cristo Jesus. Pois, quando alguém é identificado pelo velho homem, o que se vê é: o pecado, os vícios, a mentira, o engano; coisas que evidenciam a ausência da luz que é Jesus, a ausência do conhecimento de Deus e a ausência da sabedoria, pois não tem a direção do Espírito Santo em sua vida. 
Conclusão 
A experiência que um dia tivemos com o Senhor de salvação é um divisor de águas. O testemunho é que evidencia essa nova forma de vida, que será atestada por aqueles que nos veem, nos conhecem; assim como aconteceu com Daniel que não precisou usar de nenhum artifício (camisetas com frases como “eu sou de Jesus” ou argumentos para testemunhar da sua fé e da sua vida de comunhão com Deus, embora respeitemos os que se sentem bem fazendo tais coisas, porém a palavra nos diz em Provérbios 27:2 “que um outro te louve, e não a tua própria boca; o estranho, e não os teus lábios”.  A rainha mãe testificou que na vida de Daniel havia a presença: da luz, da inteligência e da sabedoria. Que as pessoas ao olharem para nós vejam essas mesmas coisas: a presença de Jesus, a presença de Deus Pai e a presença do Espírito Santo. 
“há no teu reino um homem... e nos dias de teu pai se achou nele a luz, e inteligência, e a sabedoria...”. 

Marcos Félix 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ESPECIAL REFORMA PROTESTANTE