Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

Série de Estudos Sobre a 5ª Medida

domingo, 1 de novembro de 2015

JESUS O BOM PASTOR

JESUS O BOM PASTOR
João 10:7 a 15 e 26 a 29

Revelação: “A igreja anseia, com lágrimas, sempre atenta, ver o Senhor e ouvir a voz do bom Pastor”.

No texto acima o Senhor Jesus fala de si, como o bom Pastor.
            Fala do ladrão, que não vem senão “a roubar, a matar e a destruir”; e diz: “eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância”.
            A respeito do mercenário e do que não é pastor, de quem não são as ovelhas, diz que este vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.  Ora o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
            Disse Jesus: “Eu sou o bom Pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:11

“O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”.


Em I Sam. 17:32, lemos que Davi ao se dispor a lutar contra o gigante Golias, foi desacreditado por Saul.  Saul não podia crer que Davi seria capaz de enfrentar Golias.
            Davi narra para Saul sua experiência, quando pastoreava as ovelhas de Jetro, seu pai.  Num momento, veio um leão e arrebatou uma ovelha do rebanho.  Ele sai após ele, o fere, e livra a ovelha de sua boca.  O leão levanta-se contra ele, ele lança mão de sua barba, o fere e o mata.
            Aquela ovelha estava condenada à morte, porém Davi, livrou-a da boca do leão, salvando-a.
            Esta é a nossa experiência com Jesus, o bom Pastor.  Ele nos tirou da boca do leão (o falso leão), nos livrou da morte, nos deu vida, aqui e na eternidade. Feriu de morte o leão.
            Nós, ovelhas, não temos forças para lutar contra o “leão”.  Certamente pereceríamos na luta, seríamos consumidos.  Porém, a condição para sermos livres da morte, da “boca do leão”, é estarmos nas mãos do “bom Pastor”, deixando que “Ele”, o verdadeiro Leão, lute por nós.
            O Senhor Jesus feriu de morte o “leão”, quando em sua morte e ressurreição, aniquilou totalmente.  É o momento em que “tragada foi a morte na vitória”. I Cor. 15:54.

            “O bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas”. João 10:11.

            No salmo 23, Davi fala de sua própria experiência como pastor de ovelhas.  Ele havia experimentado a alegria de salvar a ovelha da morte, de matar o leão, e quando diz: “O Senhor é o meu pastor”, profeticamente ele fala de Jesus, o salvador.
            Ao que tem o bom Pastor “nada faltará”.

            O bom Pastor leva as suas ovelhas a “deitar em pastos verdes” = dá descanso.  “Águas tranqüilas” = paz.
            “Refrigera a alma e guia pelas veredas da justiça”.  Jesus é esta vereda, este caminho, que oferece um destino seguro = a eternidade.
            Andando no caminho, com o bom Pastor, rumo a eternidade.
            A ovelha retirada da boca do leão é salva da morte – recebe vida – Jesus é vida.  Passa a andar no caminho; nas veredas da justiça, (justificados pelo Seu sangue).  Esta é a dinâmica da salvação.  Não é um ato estático mas um processo dinâmico.

        CONCLUSÃO

            A igreja anseia ouvir a voz do bom Pastor. João 10:27  10:4 e 5

            “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as e elas me seguem”.
            “... o seguem porque conhecem a sua voz”.
            “Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
            As ovelhas que seguem o bom pastor conhecem as características da sua voz.
            A palavra cita em vários textos esta voz.
            Em I Reis 19:8, temos a experiência de Elias.
            Muitos sinais estão ali registrados: um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas, mas o Senhor não estava no vento.  Depois um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto, depois um fogo, também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.  Elias reconhece que o Senhor estava ali.
            O Salmo 29 descreve toda a beleza desta voz como poderosa, majestosa, que quebra os cedros do Líbano, separa as labaredas de fogo, que faz tremer os desertos.
            É esta voz que o povo do Senhor tem ouvido, meiga e mansa, poderosa e cheia de glória falando ao nosso coração, confortando, consolando, curando, nos preparando para vê-lo face a face e ouvir a Sua voz.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...