Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

ESPECIAL REFORMA PROTESTANTE

sábado, 29 de agosto de 2015

ZAQUEU O PUBLICANO

ZAQUEU O PUBLICANO
SALVAÇÃO DE GRAÇA 

Texto Lucas 19:03

INTRODUÇÃO

Zaqueu foi eleito, estava destinado ao encontro, onde teria que escolher o caminho que iria trilhar.

Zaqueu desejou ver Jesus, pois, sua alma incessantemente clamava em busca de resposta para o segredo da sua alma.

Se por um lado o homem tem sobre si uma eleição que independe de sua vontade, pois, está sujeita a soberania de Deus, por outro, o mesmo homem tem uma incessante busca a fim de desvendar o segredo que incomoda sua alma.

Jesus passando por Jericó com destino à Jerusalém e tinha um encontro marcado com Zaqueu. 


Zaqueu por sua vez buscava ver Jesus, sem saber por quê? Movido pela sede de sua alma

Ao ver Jesus, Zaqueu se depara com algumas dificuldades e tenta desistir, tenta fugir, por causa de sua baixa estatura. O homem de pouca estatura é aquele que não teve seu conhecimento da Graça.

No momento do encontro não adianta: Tentar desistir (e não podia, por causa da multidão)

O encontro com Jesus foi marcado pelo Espírito Santo, não há possibilidade do homem impedir esse encontro, pois, o ato da salvação é operado pela soberania de Deus, sem intervenção do homem.

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós... João 15:16
  

 “... E, correndo adiante... “

O homem tenta de todas as formas driblar, fugindo, correndo, dando desculpas em busca do impossível, pois, ele foi escolhido para esse encontro, e no encontro sua vida será marcada pela decisão que ele precisará tomar.
Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Salmos 139:7

“... subiu a um sicômoro bravo para o ver...”

Zaqueu tentou manter a posição, uma característica do homem, que tenta se colocar acima da situação que o envolve, para mostrar que está tudo bem, que não precisa de nada, que sabe de tudo, que tem o controle da sua vida.

Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra. Isaias 66:2


”...Porque havia de passar por ali...”
 
Se faz necessário o Senhor passar pela vida homem, para que projeto de Salvação se realize na sua vida. Zaqueu achou pensou que veria Jesus passar por ali e pronto acabou eu o vi e acabou, mais o chamado não depende da ação do homem, pois, ele terá de decidir, seguir ou não a Jesus, fazer uso do que possui o livre arbítrio.

Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida,para que vivas, tu e a tua descendência, Deuteronômio 30:19



CONCLUSÃO

Assim como Zaqueu, o que resta ao homem é atentar para essa grande salvação. Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação... Hebreus 2:3
 
E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. Lucas 19:6

Receber Jesus  com pressa, deixar para traz a religiosidade, a razão e abrindo a porta da nossa casa (coração) para Jesus entrar e operar a Salvação.

Wallace Oliveira Cruz

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...