Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

Série de Estudos Sobre a 5ª Medida

quinta-feira, 30 de abril de 2015

DONS ESPIRITUAIS

1          O que são Dons espirituais
R- São manifestações do Espirito Santo no meio da Igreja (I Cor. 12:7-11)

2          Quais são os Dons espirituais?

1.         Palavra de sabedoria -  Manifesta-se colocando aquilo que confirmadamente vem do Senhor nos devidos lugares. Sem precipitação, nem euforia.


2.         Ciências -  Capacidade que Deus dá de conhecer aquilo que não sabemos. Manifesta-se através de sonhos, visões e revelações.
3.         Dom da Fé- Não é a fé salvadora. Mas sim fé para exercitar os dons espirituais e crer neles.
4.         Dons de curar – Está no plural. Porque o Senhor cura de diversas maneiras, através de oração, glorificações, imposição de mãos, etc...
5.         Dons de Maravilhas -  Ou milagres, são fatos que não se explicam por causas naturais. Ex. Cura de uma enfermidade incurável, ressurreição de mortos, etc...
6.         Dom de Profecia -  É quando o Senhor fala de algo que ainda vai acontecer. A profecia vem através do Dom de ciência e interpretação de línguas.
7.         Discernimento de Espírito -  Capacidade que o Senhor dá à Igreja de separar o que vem do homem e do inimigo, daquilo que é do Senhor.
8.         Variedades de Línguas – Não significa falar inglês, grego, etc. Mas sim falar línguas espirituais. É um sinal de que Deus está operando no meio da igreja. (I Cor. 14:22).
9.         Interpretação das Línguas.  Não é tradução, mas a revelação da verdade de Deus para o seu povo.

6.3      Qual é o objetivo dos dons espirituais?
É a edificação da Igreja (I Cor. 14:12)

I CORÍNTIOS 14:1 - (JFA-ERC-1995)
“Segui a caridade (o amor) e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar”.


O ZELO NA BUSCA DOS DONS ESPIRITUAIS ENFATIZANDO O DOM DE PROFETIZAR.

Seguir a caridade (ou amor) é seguir a Jesus, porque Ele é o amor. Seguir o amor é estar no caminho. Os dons espirituais são manifestações do Espirito Santo que conduzem a igreja no Caminho.
É necessário para a igreja procurar com zelo os dons espirituais. Esse zelo visa identificar aquilo que é mais importante nos dons espirituais na igreja que é a profecia, pois a profecia edifica a igreja (I Cor. 14:4). Paulo dá um destaque ao dom de profetizar como aquele que a igreja deve buscar com prioridade, porque ele visa a edificação de todo o “Corpo”.
O caráter profético nos dons sempre vai existir, pois ele representa uma benção espiritual advinda de uma benção física ou material. O Senhor curou o paralitico em Cafarnaum, mas também lhe perdoou os pecados. Todos queriam ver o paralitico andar, mas Jesus estava mais interessado em perdoar-lhe os pecados. Andar é para esta vida aqui, mas pecado perdoado é para a vida eterna. Da mesma forma o cego em Betsaida que Jesus curou, mas recomendou-o a não entrar mais naquela aldeia pecaminosa.



1 - DONS DE CURAR (CURA DO CEGO BARTIMEU) – MARCOS 10.51-52
“E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho."

A IMPORTÂNCIA DA PROFECIA:
A forma como o Senhor abriu os olhos ao cego Bartimeu: um homem que ouviu dizer que Jesus ia passar por ali e que até demonstrou que conhecia Jesus, mas estava sentado à beira do caminho mendigando. Jesus manda chamar o cego, pergunta-lhe se queria ser curado, e ele, manifestando esse desejo, Jesus lhe abre os olhos e ele passa a ver e a seguir a Jesus pelo caminho.

APLICAÇÃO PROFÉTICA NA PRÁTICA:
Na cura do cego Bartimeu a importância da profecia está no ensino deixado pelo Senhor Jesus quanto a salvação. Ali profeticamente o Senhor Jesus está falando de salvação. É a figura do crente que conhece Biblia, mas não teve ainda a experiência de Jesus se revelar a ele.
Quando ele busca essa experiência então passa a enxergar a Jesus e andar nEle. Os dons espirituais na igreja existem para esta finalidade, ou seja, levar o crente a caminhar na presença do Senhor como os demais irmãos e não mais ser conduzido pela mão dos outros.
O que é importante na cura de alguém é ela ser acompanhada de uma experiência de salvação, pois a cura é somente para esta vida, mas a salvação é para a vida eterna. Paulo em I Cor 12:9 quando fala dos dons de curar faz uma citação no plural, porque são muitas as formas que o Senhor usa para operar curas. Pode ser durante o louvor, a mensagem, a entrega de um dom, a imposição das mãos, etc. Isso independe de um momento especial ou um lugar especial nem tão pouco uma pessoa especial para o Senhor usar para operar isso.
Seguir a Jesus pelo caminho é a grande profecia nos dons de curar.



2 - DONS DE MARAVILHAS (RESSURREIÇÃO DE LAZARO) – JOÃO 11.43

“E, tendo dito isso, clamou com grande voz: Lázaro, vem para fora."

A IMPORTÂNCIA DA PROFECIA:

Lazaro, por certo, morreu no Senhor e, por isso, estava num lugar de delícias. Todavia a expressão que o Senhor Jesus usou ao operar a maravilha da ressurreição de Lázaro era, acima de tudo, para que os que estavam ao redor pudessem crer que ele era o Filho de Deus. (versos 42 e 45). Para ressuscitar Lázaro o Senhor não tocou nele, mas falou com ele com “grande voz”. Pelo fato de ter ouvido a voz do Senhor é que voltou a viver.

O dom espiritual chamado de Operação de Maravilhas (I Cor.12:10) é uma forma de o Senhor falar de salvação de vidas no nosso meio. O proposito do Senhor é salvar a alma através de uma operação de maravilha de ordem física realizada numa pessoa.
A maior maravilha que o Senhor opera em nosso meio ocorre todas as vezes que nos reunimos, porque essa maior maravilha é a salvação de vidas. Mesmo quando o Senhor opera uma maravilha na forma de uma benção física e material, o objetivo do Senhor é salvação. O que salva não é a maravilha, mas experiência de salvação. Por isso temos maravilhas todos os dias em nosso meio. A ressurreição de Lazaro se dá todos os dias quando a igreja vê vidas transformadas pelo poder do Senhor Jesus saindo da morte espiritual para a vida eterna.


A maior de todas as maravilhas é o homem passar da morte para a vida. Chamar Lázaro da morte para a vida fala da Salvação com o um ato, mas desligar-lhes as faixas dos pés e das mãos, bem como retirar o lenço do seu rosto, fala de Salvação como processo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...