Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

ESPECIAL REFORMA PROTESTANTE

terça-feira, 7 de abril de 2015

A FAMÍLIA DE LEVI

A FAMÍLIA DE LEVI
Nm. 3: 17- " Estes pois foram os filhos de Levi pelos seus nomes: Gérson, Coate e MERARI."

Introdução:

Israel ( Jacó ) teve doze filhos. Os doze geraram outros filhos, as doze tribos de Israel. Um dos filhos de Israel se chamava Levi,  este gerou três Filhos: Gerson, Coate e Merari.
A tribo de Levi foi separada para cuidar das coisas santas, do culto, dos utensílios sagrados, do transporte desses utensílios. Os três filhos de Levi geraram famílias, e cada família tinha uma função no tabernáculo, quando os filhos de Israel estavam caminhando no deserto rumo à terra prometida.




Desenvolvimento:

A diversidade das funções de cada família dos filhos de Levi mostra que na igreja nem todos foram chamados para a mesma finalidade. Há diversidades de funções na obra de Deus, e cada um de nós deve buscar saber do Senhor qual é a nossa função na sua Obra.
" E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores" ( Ef. 4:11).
Há pessoas que entram em grande dificuldade espiritual porque querem desempenhar um papel na Obra de Deus diferente daquele que é o projeto de Deus para as suas vidas. Normalmente o homem quer fazer algo que aparece, quer destaque, mas nem todos foram chamados para esta posição. Adonias queria ser rei, Absalão queria ser rei, mas não era o que Deus tinha para eles. O reinado era para Salomão ( l Re 1: 13 ).
O interessante é que muitos homens que Deus chamou para uma posição de destaque, não a queriam. Deus chama Moisés para ser libertador de seu povo, para ir à frente nesse projeto, e Moisés tenta se escusar. Deus chama Jeremias para ser profeta e ele se julga incapaz. Deus chama Isaías para enviá-lo em Seu nome e ele apesar do desejo de servir, mostra a sua limitação. E tantos outros que ao receberem o chamado se julgavam incapazes, mas Deus os capacitou, Ele se agrada do homem na sua dependência. Deus não chama para a sua obra os capacitados, mas capacita os escolhidos.
O Apóstolo Paulo escrevendo à igreja que estava Corinto, mostra que a igreja é corpo, e cada membro tem a sua função neste corpo. " Se o pé disser: porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? ( I Cor 12:15). E no versículo 18 diz " Mas Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis ".
Nós aprendemos muito com as funções dos filhos de Levi: Os gersonitas, os coatitas e os meraritas.

Os gersonitas ficam atrás do tabernáculo ( Nm 3: 23 ), tipificando aqueles na igreja que o Senhor chamou para ficarem atrás, não são pessoas para assumirem funções que aparecem. Normalmente são pessoas que passam despercebidas na igreja, são discretas, às vezes tímidas, mas são fundamentais na igreja, vez que são pessoas de oração, de testemunho.
Os gersonitas tinham como função a guarda do tabernáculo, das cobertas, do véu da porta da tenda, para que nada estranho entrasse. Esses irmãos, através da oração, das madrugadas, buscam ao Senhor para que nada estranho, nada desse mundo, venha entrar na igreja, por exemplo.

Os coatitas tinham como incumbência a guarda da arca, da mesa dos pães, do castiçal, dos altares e dos vasos ( Nm 3:31 ). Enfim, tudo o que era utilizado nos atos relacionados às ofertas, sacrifícios e culto. Eles tipificam aquelas pessoas que estão envolvidas com o funcionamento da igreja, como os instrumentistas, grupo de louvor, grupos de assistência. A família dos coatitas era maior, e a maior parte da igreja dos dias de hoje se enquadra nesse grupo.
A terceira família era a dos meraritas. Eles ficavam ao norte do tabernáculo, e norte fala de direção. Assim, os meraritas são os obreiros, homens que Deus colocou na direção, na condução da sua obra. Eram em menor número, porque são poucos os homens que são chamados para essa função. " Grande a seara, mas são poucos os ceifeiros " diz a Bíblia em Mateus 9:37.
Os meraritas eram responsáveis pelo transporte das tábuas do tabernáculo, que mediam cinco metros de comprimento. E eram também responsáveis pelas colunas, suas bases ( Nm 3:36 ), as partes mais pesadas do tabernáculo. As Sagradas Escrituras dizem que a quem muito é dado, muito será exigido ( LC 12: 48 ). A parte mais " pesada", a de maior responsabilidade, cabe aos homens de Frente. Os jejuns mais pprolongados, a condução dos problemas, devem ser os primeiros a chegar à igreja e os últimos a saírem.

Conclusão:

Apesar de desempenharem diferentes funções, todos eram levitas. Independente da sua função na Obra de Deus, você foi separado para trabalhar para o Senhor.
Por isso não importa o que você faz na igreja. O que importa é se você está fazendo o que Deus te chamou para fazer, seja você um gersonita, um coatita, ou um merarita. Faça a sua parte nessa grande Obra.


Josenilson Félix

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...