radio

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

segunda-feira, 25 de junho de 2018

O CUIDADO COM A LÍNGUA

O CUIDADO COM A LÍNGUA
Tiago 3:1-12 e 4: 12, 12

O Senhor quer sempre nos lembrar de que é tempo de levantarmos defesas, contra os ataques do inimigo e alcançarmos a ETERNIDADE.
A Palavra do Senhor fala que nós, os servos de Deus, somos templos do Espírito Santo.
E é só nesta condição que o nosso falar será santo, um falar que é fruto da ação do Espírito Santo nas nossas vidas.


Na carta de Tiago 3:8 a Palavra do Senhor nos fala que:“Nenhum homem pode domar a sua língua. É um mal que não se pode refrear; Esta cheia de peçonha mortal.”
O Senhor quer nos ensinar que a medida que o nosso falar for santo, nós estamos sendo preservados dos ataques do inimigo – falar santo como defesa.

a) Os pecados que deixamos - “os grosseiros”
b) Os que permaneceram - “as coisinhas sem importância”
c) Os assuntos tratados entre irmãos  -  Provérbios 25:17  e  I Timóteo 5:13

1 - O QUE A PALAVRA DIZ SOBRE O PAROLEIRO:
Levítico 19:16 – Não andarás como mexeriqueiro entre os teus povos; não te porás contra o sangue do teu próximo: Eu sou o Senhor.
 
Salmo 101:5 – Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei: aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o sofrerei.     

Mateus 12:36,37 – Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado.     

2 - O QUE A PALAVRA DIZ DO QUE GOSTA DE OUVIR BOATOS:
 Provérbios 17:4 – O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna.

Provérbios 20:19 – O que anda maldizendo descobre o segredo; pelo que com o que afaga com seus lábios não te entremetas.        

I Samuel 24:9 – E disse Davi a Saul: Por que dás ouvidos às palavras dos homens que dizem: eis que Davi procura o teu mal?  
  
3 - O PERIGO DE ENVOLVER OS OUTROS IRMÃOS:
 Provérbios 6:16-19 – Estas seis coisa aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente: Coração que maquina pensamentos viciosos; pés que se apressam a correr para o mal; Testemunha falsa que profere mentiras; e o que semeia contendas entre irmãos.

Efésios 5:6, 7, 11 – Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais seus companheiros. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.

Gálatas 5: 9-15 - Um pouco de fermento leveda toda a massa. Confio de vós, no Senhor, que não alimentareis nenhum outro sentimento; mas aquele que vos perturba, seja ele quem for, sofrerá a condenação. Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Logo, está desfeito o escândalo da cruz. Tomara até se mutilassem os que vos incitam à rebeldia. Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos.

4 - O QUE FAZER QUANDO SE É OFENDIDO POR ALGUÉM:
 Mateus 18:15, 16 – Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.

Gálatas 6:1, 2 – Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.

5 - DEVEMOS CONTROLAR A LÍNGUA:
 Tiago 1:26 – Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.

Tiago 4:11 – Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei já não és observador da lei, mas juiz.

Salmo 34:13 – Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem enganosamente.                

CONCLUSÃO: 
O Senhor Jesus disse: “Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.” – Mateus 12: 25.

A maledicência é um instrumento do adversário para dividir. Ela é fruto da falta de amor e nos conduz a lutar contra nós mesmos a troco de nada, para não subsistirmos como corpo de Cristo.
           
NOSSA RESPOSTA PARA TUDO ISSO DEVE SER...

Efésios 4:29-32 – “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.”

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

70