Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

O QUE FOI QUE EU FIZ? - JEREMIAS 8:6

O que foi que eu fiz? - Jeremias 8:6
INTRODUÇÃO:
- O profeta Jeremias representava a voz do SENHOR direcionada ao seu povo (Israel);
- Todas as mensagens dos profetas tinham como objetivo despertar o povo, fazendo com que tomassem consciência de suas ações e, caso necessário, se convertessem de seus maus caminhos.
- No entanto, o povo de Israel estava obstinado. O versículo em apreço traz uma reclamação do SENHOR contra Israel, dizendo: Ninguém se arrepende! Ninguém reflete sobre suas ações! Ninguém diz: “O que foi que eu fiz?” (tradução empregada na NVI, para melhor entendimento)


DESENVOLVIMENTO:
- A voz do SENHOR, nos dias atuais, através do seu ESPÍRITO SANTO, continua sendo direcionada ao seu povo (Igreja) – Cada um de nós tem uma responsabilidade diante da voz do SENHOR;
- Precisamos ser sensíveis à voz do ESPÍRITO SANTO. A Bíblia diz: Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Apocalipse 3:6)
- Estamos findando mais um período e será que paramos (ao contrário do Povo de Israel) para nos perguntarmos: “O que fiz eu?” ou “O que foi que eu fiz?”
- Essa pergunta reflexiva é muito ampla:
1- “O que foi que eu fiz?” – Com minha vida espiritual?
Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. 1 Coríntios 10:12
2- “O que foi que eu fiz?” – Na Obra do ESPÍRITO SANTO?
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 


3- “O que foi que eu fiz?” – Com minha família?
Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. 1 Timóteo 5:8
4- “O que foi que eu fiz?” – Com minha vida profissional?
Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
E os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta.
1 Timóteo 6:1-2
5- “O que foi que eu fiz?” – Para ajudar meu irmão (materialmente ou espiritualmente)?
E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Tiago 2:15-16
Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis.
Tiago 5:16




6- “O que foi que eu fiz?” – Quando julguei ao próximo e não corrigi meus erros?
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Mateus 7:3-4
7- “O que foi que eu fiz?” – Para me reconciliar e me dar bem com meu irmão?
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Mateus 5:22-24
8- “O que foi que eu fiz?” – Quando o pecado tentou me desviar?
Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7
9- “O que foi que eu fiz?” – Quando o SENHOR tentou me orientar?
Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,Não endureçais os vossos corações,Como na provocação, no dia da tentação no deserto. Hebreus 3:7-8
10- “O que foi que eu fiz?” – Ao longo de todo esse tempo? Ao longo deste ano?

CONCLUSÃO:
- O SENHOR é capaz de avaliar nossos pensamentos e conhece nossas ações. Ele avaliou a situação de Israel e viu um povo em falta, sem disposição a mudar...
- Jeremias ficou conhecido como o “Profeta chorão” por suas lágrimas e emoções por Israel. Hoje o ESPÍRITO SANTO, sabendo que precisamos de DEUS, intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Romanos 8:26).

- Que possamos avaliar nossa situação individual (“O que foi que eu fiz?”) para que possamos ser aprovados pelo SENHOR. Ainda há tempo para ouvir e obedecer a voz do ESPÍRITO SANTO.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ESPECIAL REFORMA PROTESTANTE