Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

ESPECIAL REFORMA PROTESTANTE

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

CHOFAR UM TOQUE ESPIRITUAL

Chofar um toque Espiritual
O SHOFAR:
Shofar (do hebraico שופר shofar ) é considerado um dos instrumentos de sopro mais antigos. Somente a flauta do pastor – chamada Ugav, na Bíblia – tem registro da mesma época, mas não tem função em serviços religiosos nos dias de hoje.


O shofar não produz sons delicados como o clarim moderno, a trombeta ou outro instrumento de sopro, mas para os judeus, o shofar não é apenas um instrumento "musical". É um instrumento tradicionalmente sagrado.

Importância histórica do SHOFAR:
  O SHOFAR é um instrumento muito utilizando através da história bíblica e por muitos anos. Achamos referências históricas em toda a Torah, deste Bereshit (Gênesis) até Devarim (Deuteronômio), no resto do Tanach ( Livros do Antigo Testamento) como também no Brit HaDasha (Nova Aliança).
   Começando com a provisão do Senhor no sacrifício de Yitzhak onde aparecem os chifres, e continuando com o som do SHOFAR na entrega das duas tábuas da Lei no Monte Sinai, podemos ver a importância histórica do uso do SHOFAR no Apocalipse bíblico. Com o som do SHOFAR tocado pelos levitas para juntar todo o Israel como povo e assim anunciar o início das festas bíblicas, até a conquista de Eretz Yisrael, a terra de Israel, com os toques dos SHOFAROT (trombetas) que se escutaram em Jericó, tudo isto manifestou o poder de ELOHIM (D'us) e deixou uma profunda marca na história sagrada de nosso povo.
   Na dedicação de David como rei de Yisrael, na dedicação do primeiro templo (o de Salomão), sempre o SHOFAR, o chifre bíblico, a trombeta sagrada, se escutou tocar nestas ocasiões importantes. Assim também soará o SHOFAR nestes últimos dias.
   Podemos ver nos filmes que se fizeram da guerra de 1967, chamada guerra dos seis dias, que uma das primeiras coisas que os soldados israelenses fizeram, quando conquistaram Jerusalém, foi tocar o SHOFAR. O som do SHOFAR estabeleceu o que Yeshua bem David pronunciou em Lucas 21.24 "Cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos. Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos deles se completem".
   Como vemos neste versículo, o SHOFAR tocado pelo soldado em 1967, marcou o fim do tempo dos gentios e o comprimento do que disse Yeshua em Lucas. Isto nos leva ao próximo ponto, que é, o SHOFAR não somente tem importância histórica, mas também tem importância profética.

A importância profética do SHOFAR:Cada instrumento utilizado pelo Senhor em seu Tabernáculo e revelado na VT, sempre contém uma mensagem e um ensinamento profético. O SHOFAR não somente cumpria o propósito de juntar o povo do Senhor no deserto, como também preparava profeticamente o ouvido do povo nestes dias. Prepara nossos ouvidos para sintonizarmos a voz do Espírito Santo.

O SHOFAR não somente cumpre o propósito na dimensão física, natural e material, mas vai mais além. O SHOFAR também cumpre um propósito quando o escutamos tocar na dimensão espiritual, ou seja, ou seja quando escultamos o som da voz do Espirito Santo, nos entendemos o momento profetico.

Por exemplo: Toca-se o SHOFAR para juntar o povo do Senhor e começar uma reunião, isto é físico. Porém, também o SHOFAR terá a mesma função profética quando juntará Seu povo como nos diz Jesus em Mateus 24.31 "E Ele enviará seus anjos, com grande clamor de trombetas, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma extremidade à outra dos céus".

Com grande som de SHOFAR, os anjos do Senhor juntarão o povo santo que está entre as nações, e o trará diante da presença dAquele que vive pelos séculos dos séculos, Jesus, nosso Salvador. É por isso que, para mim, é tão importante que todos os israelitas, os irmãos do Novo Pacto, saibam o que é o som do SHOFAR e o propósito pelo qual foram dados diferentes toques.

Quando há um povo preparado, que profeticamente sabe o que se sucederá, e se alista para o acontecimento, a trombeta não soará com som incerto. Porém se o povo de Deus não se prepara e o SHOFAR não é tocado, como se alistará o povo para estar pronto diante do que sucederá ? Como está em I Co 14.8 "Se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?".

De modo que o que nos toca fazer como filhos de Deus, filhos do Novo Pacto, é preparar todos os crentes a que escutem a trombeta, o SHOFAR que está soando, e desta maneira prepará-los e alistá-los para o grande dia do Senhor. Um antigo profeta disse o seguinte : "Não temas porque eu estou contigo; trarei a tua descendência do Oriente, e te ajuntarei do Ocidente. Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe, e minhas filhas da extremidade da terra; e todos os que são chamados pelo meu Nome, aos quais criei para a minha glória, aos quais formei e fiz". Isaías 43.5-7

Portanto, nestes versos proféticos podemos ver como o Senhor está planejando uma grande reunião, onde todos os filhos serão atraídos a Ele. Agora eu e você sabemos como Ele fará isto tão maravilhosa e poderosamente. Sabemos qual será o instrumento que Jesus usará para juntar todo seu povo entre todas as nações, o sonido de um grande SHOFAR, a trombeta de Deus - I Ts 4.16 "Pois o mesmo Senhor descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro."

Como diz o profeta Joel :"Tocai a trombeta em Sião , santificai um jejum, proclamai um dia de assembléia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os filhinhos, e os que mamam. Saia o noivo da sua recâmara e a noiva do seu tálamo. Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor entre o alpendre e o altar e digam: poupa o teu povo ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que diriam entre os povos : Onde está o seu D'us ?(2.15-17 )

Esta é uma referência à festa de Yom Kipur - da Expiação - que também é conhecida como a festa do jejum. Nestes versos podemos ver ADONAI nos mandar tocar o SHOFAR para proclamar um jejum. OU seja, para convocar o povo e trazer consciência profética sobre os tempos que estamos vivendo.

O SHOFAR, a trombeta bíblica, tem um propósito que é muito maior que juntar fisicamente um povo num lugar específico, mas também tem o propósito de juntar esse povo em uma perspectiva profética que envolve outras dimensões.

Portanto não somente este povo é recolhido, como também tudo que lhe é pertinente será restaurado em sua totalidade. Toca-se o SHOFAR profeticamente para possuirmos o que ADONAI nos tem dado. Temos muitos exemplos no VT (Primeiro Pacto) que nos mostra que ao tocar-se o SHOFAR, os muros como os de Jericó cairiam "Tocando-se longamente a trombeta, e ouvindo vós o sonido dela, todo o povo dará um grande brado; então o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá nele, cada qual em frente de si." Js 6.5

Outra linda porção das sagradas escrituras está em Jz 3.27 "Entrando ele, tocou a trombeta na região montanhosa de Efraim, e os filhos de Israel desceram com ele das montanhas, indo ele à frente."

Assim também sucede conosco hoje. Temos um inimigo cujo desejo mais forte é impedir-nos de possuir a terra prometida. Por isso ADONAI nos diz hoje que toquemos e faça,os soar o chifre, que Ele entregará nossos inimigos em nossas mãos.
Não se detenha mais, nem debilites suas forças, mas lança-te a conquistar o que Deus tem declarado como propriedade tua. Hoje é o dia de tocar e fazer soar o SHOFAR. Os Moabitas, e todos seus ídolos, cairão diante de ti. Não temas, se valente.

O SHOFAR foi dado por Deus para que nós, seus filhos o utilizemos, e desta maneira declaremos que temos chegado ao ano do Jubileu, o ano da Liberdade. Proclamar entre as nações que o Ano Agradável ao Senhor chegou: "Então no sétimo mês, aos dez do mês, farás soar fortemente a trombeta; no dia da expiação fareis passar a trombeta por toda a vossa terra. Santificareis o qüinquagésimo ano, e proclamareis liberdade na terra a todos os teus moradores. Ano de jubileu vos será, e cada um de vós retornará à sua possessão, e cada um de vós voltará à sua família."

Assim vemos que o SHOFAR te,somente tem importância bíblica mais sim histórica e profética.



  Soar o SHOFAR Espiritual é sem duvida proclamar a volta  daquele que pagou um preço por ti, como cordeiro, na cruz, no Gólgota. Tocar o SHOFAR em nome do Leão de Judá, do Rei de Yisrael, o único que é digno de receber glória e honra. Como está escrito em Ap 5.13b "Ao que está assentado no Trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, a glória e o poder, pelos séculos dos séculos." E nós dizemos : Amém !

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...