Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

Série de Estudos Sobre a 5ª Medida

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

QUEM É O MEU PASTOR?

QUEM É O MEU PASTOR? Sl 23:1
O Salmo 23, o mais conhecido de todos os textos bíblicos e que está intimamente relacionado com a nossa vida (pois somos ovelhas) é um salmo com caráter profético, pois aponta para aquele que seria o Pastor da nossa alma (JESUS), revelado claramente em todo o Novo Testamento.
Há 05 expressões importantes a respeito do Pastor narradas na Palavra, sendo 02 no AT e 03 no NT. Essas 05 expressões aparecem gradativamente, acrescentando às ovelhas do SENHOR o conhecimento de quem é o Pastor verdadeiro.
Lembremos também que o nº 05 fala de Ministério. Ou seja, as 05 expressões refletem o Ministério do Pastor Verdadeiro na vida do servo de DEUS, além de refletir 05 etapas de nossa vida espiritual – O conhecimento gradativo acerca do Pastor.
Pedro, em sua carta, mostra a necessidade de conhecermos cada vez mais quem é o nosso Pastor, o SENHOR JESUS:
Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo - 2 Pedro 3:18


1ª - Meu Pastor - Salmo 23:1
O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. - Salmos 23:1
Essa é a única das 05 expressões descritas na Palavra que não possui adjetivos (qualidades). No entanto, também é a única que traz um pronome possessivo (meu).
É também a 1ª das 05 expressões acerca do Pastor que aparece na Bíblia, mostrando a nossa 1ª experiência com O Pastor AMADO.
Essa 1ª experiência é a da Salvação, aquele dia especial no qual nós nos tornamos dele e ele se tornou nosso. Como Salvação é individual, podemos dizer: é o dia especial em que EU me tornei dele e ELE se tornou meu...MEU PASTOR!
Ele deixou de ser simplesmente “O pastor das ovelhas” para se tornar “Meu Pastor”.
Não estamos dizendo que o SENHOR JESUS se tornou nossa “Posse”, pois Ele não é um Objeto. Estamos com isso, reafirmando nossa condição de que estamos sob os seus cuidados e que tivemos uma experiência individual que marcou nossa vida. Estamos em comunhão com ele, intimamente ligados a Ele, através de seu Sangue Derramado.
Após conhecer o SENHOR JESUS como o “Meu Pastor”, através de sua Salvação, podemos (e devemos) continuar caminhando para conhecê-lo melhor e definir quais são os adjetivos (qualidades/características) que fazem parte de sua Personalidade...

2ª – Único Pastor – Ec 12:11
As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembléias, que nos foram dadas pelo único Pastor. - Eclesiastes 12:11
Essa é a 1ª qualidade que descobrimos acerca do Pastor. Ele é Único, inigualável, insubstituível.
Aliás, ele é a nossa ÚNICA FONTE de Vida, de Sabedoria Verdadeira, de Alegria, de Salvação.
Quando alcançamos o entendimento de que o SENHOR JESUS é Único, não corremos o risco de querer trocá-lo por outro valor.
Não precisamos de outro mediador, ou outro Salvador, ou outro DEUS. Nosso Pastor é ÚNICO e Suficiente. Não há outro que se compare a Ele. Não há outro que detenha as mesmas qualidades dele.
Quem é o MEU PASTOR? ELE É ÚNICO!

3ª - Bom Pastor – João 10:11
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. - João 10:11
Após JESUS se tornar o “Meu Pastor”, começamos a descobrir o quão BOM ele é. Ele não é um Pastor qualquer, um Pastor alheio e despreocupado com suas ovelhas (a Bíblia condena pastores assim), mas é um BOM PASTOR. É a manifestação da Bondade do SENHOR JESUS. À medida que avançamos na caminhada, vamos descobrindo mais acerca da Bondade (AMOR) desse Pastor.
Nessa etapa, percebemos o quanto o SENHOR nos ama, pois ele continuamente nos dá livramentos, ouve nossas orações, corrige nossos erros e manifesta sua voz. Aliás, o próprio texto de João 10 fala acerca do alcance da Voz do Pastor:
Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. - João 10:2-3
A ovelha que está nesta etapa é a ovelha que conhece bem a voz do seu Bom Pastor e não deixa ser enganada pelas más vozes deste mundo (voz da opressão, voz do inimigo, voz do homem, etc).
Quem é o MEU PASTOR? ELE É BOM!

4ª – Grande Pastor – Hb 13:20
Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas, - Hebreus 13:20
Nesta etapa, descobrimos a GRANDEZA Do Nosso Pastor (Grandeza não em tamanho físico, mas em Glória, em Poder, em Majestade).
JESUS, em sua Grandeza, está acima de todos os nossos inimigos e medos. Em sua GRANDEZA, Ele continuamente livra nossas vidas, mas o Maior Livramento que recebemos dele é o da Morte.
Ao reconhecermos que este PASTOR AMADO é GRANDE, automaticamente nos reconhecemos como pequenos e dependentes dele. Ele é o Maior, nós, os menores, e a Palavra diz:
Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior. - Hebreus 7:7
Que alegria recebermos a Bênção do GRANDE PASTOR! A Bênção de pertencer a Ele, a bênção de estar nos cultos, a bênção de se sentir feliz, a bênção de conhecer a Grandeza do Pastor.
Quem é o MEU PASTOR? ELE É GRANDE!

5ª – Sumo Pastor – I Pe 5:4
E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória. - 1 Pedro 5:4
Esta é a última etapa da nossa vida espiritual. Também o último versículo que traz um adjetivo para o Pastor na Bíblia. Notem os irmãos que até aqui, a própria Bíblia trouxe os versículos em ordem gradativa.
Sumo quer dizer Supremo, Soberano e o versículo em si, informa acerca da Volta de JESUS e do prêmio que Ele detém: A coroa da Glória.
Somente o REI (SOBERANO) detém a autoridade para usar a Coroa. Nosso Pastor também é REI DOS REIS e na sua misericórdia, quando Ele voltar, nos dará uma coroa de Glória para reinarmos com Ele. As ovelhas receberão uma COROA Especial. Seremos Reis servindo ao REI DOS REIS (expressão que aponta o SENHOR JESUS como o REI SUPREMO, acima de todos os reis).
E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. - Apocalipse 5:10
Um dia, O PASTOR virá sobre as nuvens para conduzir as suas Ovelhas para o Aprisco Celestial, nosso descanso Eterno. Neste dia, Ele revelará sua SOBERANIA por completo e o conheceremos plenamente assim como somos conhecidos.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. - 1 Coríntios 13:12
Nosso desejo é estar com o SENHOR, receber a Coroa da Glória dada pelo Sumo Pastor. Para isso, não podemos parar, mas a cada dia conhecer mais e mais esse Pastor Maravilhoso e nos colocarmos à disposição dele.


Quem é o MEU PASTOR? ELE É SUPREMO E SOBERANO! Temos conhecido quem é o Pastor? Sabemos suas qualidades? Elas são reais em nossa vida espiritual? A ovelha segue o Pastor e atende a sua voz, buscando conhecê-lo cada vez mais...e nunca se esquecendo de suas características (qualidades/adjetivos) únicos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...