Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

Série de Estudos Sobre a 5ª Medida

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Resgate de Jeremias (Salvação)

Resgate de Jeremias (Salvação)
RESGATE DE JEREMIAS  (SALVAÇÃO)

 “Então tomaram a Jeremias, e o lançaram na cisterna de Malquias, filho do rei, que estava no átrio da guarda; e desceram a Jeremias com cordas; mas na cisterna não havia água, senão lama; e atolou-se Jeremias na lama. E, ouvindo Ebede-Meleque, o etíope, um eunuco que então estava na casa do rei, que tinham posto a Jeremias na cisterna (estava, porém, o rei assentado à porta de Benjamim). 

Logo Ebede-Meleque saiu da casa do rei, e falou ao rei, dizendo: Ó rei, senhor meu, estes homens agiram mal em tudo quanto fizeram a Jeremias, o profeta, lançando-o na cisterna; de certo morrerá de fome no lugar onde se acha, pois não há mais pão na cidade. Então deu ordem o rei a Ebede-Meleque, o etíope, dizendo: Toma contigo daqui trinta homens, e tira a Jeremias, o profeta, da cisterna, antes que morra. E tomou Ebede-Meleque os homens consigo, e foi à casa do rei, por debaixo da tesouraria, e tomou dali uns trapos velhos e rotos, e roupas velhas, e desceu-os a Jeremias na cisterna por meio de cordas. E disse Ebede-Meleque, o etíope, a Jeremias: Põe agora estes trapos velhos e rotos, já apodrecidos, nas axilas, calçando as cordas. E Jeremias assim o fez. E puxaram a Jeremias com as cordas, e o alçaram da cisterna; e ficou Jeremias no átrio da guarda”. Jeremias 38:6-13
1 -        Introdução
Jeremias era um profeta que estava sendo usado por Deus para apontar os erros e as conseqüências dos pecados do povo. Era um momento difícil, pois a região estava sendo dominada pelo império Babilônico. Havia falta de recursos e o povo estava preste a perder quase todos os seus bens. Havia muito medo e insegurança no meio do povo.
O povo, então, prefere viver na ilusão de que a situação seria resolvida a aceitar a verdade que estava sendo proclamada por Jeremias. Ele é preso em um poço onde não havia mais água, somente lama. Jeremias é abandonado numa situação que, com certeza, o levaria à morte...


Comentário
O mundo hoje também vive um momento de medo e incertezas quanto ao futuro. Muitos estão perdendo tudo e se sentido dominados por dívidas, vícios e doenças como stress e depressão.
A grande maioria não entende o motivo de estarem vivendo tempos tão difíceis, não aceitam a verdade: que este mundo é conseqüência dos nossos pecados. Preferem viver a ilusão que tudo vai se resolver, quando a realidade aponta o contrário.

2 -        Jeremias na Cisterna
Muitos estão sendo esquecidos em meio aos seus problemas. Estão vivendo momentos de grande angústia e sofrimento, estão vivendo a realidade de sua situação. A religião não acalma mais a sede de sua alma, pois ela necessita da água pura que é a Palavra Revelada e não da lama que é a palavra adulterada pela vontade humana. A religião tem apresentado um evangelho segundo seus interesses.
O homem toma consciência que o seu futuro é de destruição total e que ele nada pode fazer para mudá-lo.
Quem passava pelo pátio não via a Jeremias, pois ele estava no fundo do poço. Muitos estão sofrendo e ninguém percebe. As pessoas já estão sobrecarregadas de problemas, não tem tempo para verem os problemas que os outros estão vivendo.

3 -        Ebede-Meleque, o Etíope
Um homem tomou conhecimento da situação de Jeremias e foi interceder ao rei por ele. Hoje o Espírito Santo tem visto o sofrimento do homem. Ele consegue ver a luta que está no fundo do coração do homem.
O Espírito Santo não está indiferente à dor da alma do homem, mas intercede por nós diante de Deus. Suplica e batalha pela salvação do homem.
Ebede-Meleque não era da mesma nacionalidade de Jeremias, mas mesmo assim foi em seu socorro. Mesmo não havendo um vínculo inicial entre o pecador e a Obra do Espírito Santo, Ele vem em socorro do homem.

4 -        Trinta Homens
O rei determinou que trinta homens ajudassem Ebede-Meleque a resgatar Jeremias. É o chamado que o Senhor tem feito à sua Igreja para trabalhar na sua Obra.
O objetivo da Igreja é trabalhar sob o governo do Espírito Santo no resgate do homem necessitado.
Esta Obra é feita no corpo e não é pesada a ninguém, pois trinta homens é um número muito maior do que o necessário para tirar Jeremias da cisterna.

5 -        Trapos Velhos e Rotos, e Roupas Velhas
Nós só descartamos nossas roupas velhas quando as trocamos por outras novas. Se ninguém tivesse trocado suas vestes por novas, Ebede-Meleque não teria encontrado as velhas.
A Igreja também precisa viver a cada dia experiências novas. Uma Igreja que vive experiências, é uma Igreja renovada. Não podemos ficar em nossa natureza antiga, mas temos que ter novas vestes.
O Espírito Santo utiliza o testemunho de transformação da Igreja para convencer ao homem que seu estado também pode mudar.

6 -        Calçando as cordas
Ebede-Meleque utiliza as vestes velhas para proteger Jeremias, evitando assim que ele se machuque.
Aquelas roupas velhas não custaram nada para Ebede-Meleque. Para nós também não nos custa nada ter o cuidado de não ferir ninguém. O Espírito Santo não usa de violência com o homem. A Igreja tem que ter o cuidado de não agredir ninguém durante o processo de salvação do homem para não deixar marcas em sua vida.

7 -        Ficou Jeremias no Átrio da Guarda
Depois de salvo o homem encontra um lugar seguro para ficar, este lugar é a Igreja. A Igreja é guardada pelo Senhor, que acampa os seus anjos ao redor dela.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...