Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

Série de Estudos Sobre a 5ª Medida

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O TRIGO DA MINHA EIRA

O trigo da minha Eira
 IS.21:10a - “ OH! POVO MEU, DEBULHADO E BATIDO COMO O TRIGO DA MIINHA EIRA.”

INTRODUÇÃO:

QUAL O PROPÓSITO DE DEUS QUANDO É FEITA ESSA ANALOGIA( COMPARAÇÃO) ENTRE O POVO DE ISRAEL E O TRIGO NA EIRA? ENSINAR AO SEU POVO SOBRE AS COISAS ESPIRITUAIS, OU SEJA, O SEU PROJETO DE SALVAÇÃO.
NESSE VERSO LIDO NO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS, A LUZ DA REVELAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO PODEMOS IDENTIFICAR ELEMENTOS PROFÉTICOS QUE SÃO ESSENCIAIS PARA QUE O HOMEM POSSA ENTENDER E VIVER O PROJETO DE DEUS.






O TRIGO NA EIRA
O QUE É A EIRA?
EIRA (DO LATIM AREA = ÁREA, PEDAÇO DE TERRA) É UM ESPAÇO PLANO COM UM CHÃO DURO, DE DIMENSÕES VARIÁVEIS, ONDE OS CEREAIS, ERAM MALHADOS E PENEIRADOS,DEPOIS DE COLHIDOS, COM VISTA A SEPARAR A PALHA E OUTROS DETRITOS DOS GRÃOS DE CEREAIS.
QUAL  A LOCALIZAÇÃO DA EIRA?
ISRAEL É UMA REGIÃO MONTANHOSA. EM CADA CIDADE ANTIGA ERA COSTUME USAR MONTES PARA CONSTRUTUIR NO SEU TOPO A EIRA.
QUAIS AS FINALIDADES DA EIRA?
Ø  FAZER A SEPARAÇÃO DO TRIGO DA PALHA;
Ø  SERVIA COMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. ONDE OS ANCIÃOS DA CIDADE, COMO JUÍZES, SE REUNIAM LÁ PARA JULGAR AS CAUSAS DO POVO EM GERAL...


O PROCESSO DO TRIGO NA EIRA, VEMOS  COMO SE DESENVOLVE A DINÂMICA DA SALVAÇÃO. COMO DEUS TRABALHA NA VIDA DO HOMEM PARA A SALVAÇÃO.

A COLHEITA DO TRIGO

O TRIGO  ERA COLHIDO NO CAMPO E DEPOIS TRAZIDO PARA A EIRA. DA MESMA FORMA O SENHOR NOS TIROU DO MUNDO COM O SEU BRAÇO FORTE E NOS TROUXE PARA A SUA OBRA.

O PROCESSO DO TRIGO NA EIRA:

“ POVO MEU...” – É UTILIZADO O PRONOME POSSESSIVO MEU  QUE DEMONSTRA QUE PERTECEMOS AO SENHOR. PORQUE UM ALTO PREÇO FOI PAGO NA CRUZ DO CALVÁRIO PELAS AS NOSSAS VIDAS.
(I COR. 6:20; I PE. 1: 18-19; SL.49:8)
QUE PRIVILÉGIO SERMOS CHAMADOS POVO DE DEUS.
DT 28:10- E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do SENHOR e terão temor de ti.
I PE. 2:9-10- Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

SER POVO DE DEUS É A CERTEZA  DE TERMOS OS CUIDADOS, A PROVIÇÃO E A SEGURANÇA DO NOSSO DEUS A CADA DIA DE NOSSAS VIDAS. MAS O MAIOR BENEFÍCIO É A SALVAÇÃO ETERNA EM CRISTO JESUS.

·         “ DEBULHADO “ – SANTIFICAÇÃO

DEBULHAR O TRIGO É A SEPARAÇÃO DE CADA PARTE DO TRIGO ( GRÃOS E PALHAS ).
A SANTIFICAÇÃO É UM PROCESSO  DIÁRIO ONDE SEREMOS DIRIGIDOS PELO  ESPÍRITO SANTO COM UM APRENDIZADO CONTÍNUO.ENTENDENDO  QUE DEUS NÃO ACEITA MISTURA.TEMOS QUE SERMOS GENUÍDOS PORQUE SOMOS NOVAS CRIATURAS EM CRISTO JESUS. ( II COR. 5: 17)
A PALAVRA SANTO NO HEBRAICO É KADOSH QUE SIGNIFICA SEPARADO. (I PE. 1: 15-16 ; HB. 12:14 ; AP. 22:11; I TESS. 4:3)
SEPARADOS DO MUNDO, PORQUE NÃO PODEMOS  MISTURAR AS COISAS DO MUNDO COM AS COISAS DE DEUS. É A PALAVRA DE DEUS REVELADA PELO  ESPÍRITO SANTO  QUE NOS MOSTRA AQUILO QUE AGRADA A DEUS. ( JO. 17: 17 )
SEPARADOS PARA DEUS , PORQUE O SENHOR NOS AMA E  QUER ESTEJAMOS PERTO DELE.

“ BATIDO “  -  PROVAÇÕES
O TRIGO ERA ESPALHADO E BATIDO COM VARAS PARA RETIRAR A PALHA.
AS PROVAÇÕES NA VIDA DO SERVO DE DEUS SÃO NECESSÁRIAS PARA O NOSSO APERFEIÇOAMENTO ESPIRITUAL. ( TG. 1: 3-4; TG. 1:12 )
DEUS NOS PROVA PORQUE NOS AMA. NAS PROVAÇÕES AO LONGO DA CAMINHADA NUNCA ESTAMOS SOZINHOS, O SENHOR ESTÁ  CONOSCO EM TODOS OS MOMENTOS.

EXEMPLOS DE SERVOS QUE FORAM PROVADOS:

DN. 3: 15-26 - OS JOVENS NA FORNALHA ;
DN. 6: 19-23- DANIEL NA COVA DOS LEÕES;
AT. 16: 25 - 34- PAULO E SILAS NA PRISÃO.

DEUS NUNCA VAI NOS DAR UMA PROVA ALÉM DO QUE POSSAMOS SUPORTAR. ( I COR. 10:13 )
AS PROVAS NOS APROXIMA MAIS DE DEUS, FAZ COM QUE O SERVO CONFIE SOMENTE NO SENHOR E APRENDA A DEPENDER EXCLUSIVAMENTE DE DEUS.
O SERVO DIANTE DAS PROVAS ( FAMÍLIA, DESEMPREGO, ENFERMIDADES ENTRE OUTRAS ) NUNCA DIGA POR QUE ESTOU PASSANDO POR ESSA PROVA. MAS  PRA QUÊ  ESTÁ PROVA, OU SEJA, QUAL A FINALIDADE DESTA PROVA SENHOR NA MINHA VIDA. (RM. 8: 28)
AMADOS IRMÃOS NAS PROVAS QUE PASSAMOS HÁ UM PROPÓSITO DE DEUS. (JO. 16:33; SL. 34: 19; SL. 119:71).

 “ COMO O TRIGO DA MINHA EIRA” – IGREJA= CORPO DE CRISTO.

A EIRA ERA O LOCAL ONDE O TRIGO SERIA TRABALHADO PARA DEPOIS IR PARA O CELEIRO.
A EIRA DENTRO DESSE CONTEXTO NOS FALA DA IGREJA QUE É O CORPO DE CRISTO. ONDE O ESPÍRITO SANTO OPERA NA VIDA DO HOMEM RETIRANDO AS COISAS QUE NÃO AGRADA A DEUS.
O INTERESSANTE ERA QUE O TRIGO DEPOIS DE COLHIDO, DEBULHADO E BATIDO. EM SEGUIDA ERA LANÇADO PARA O ALTO , E O VENTO QUE SOPRAVA NA COLINA JOGAVA PARA FORA  A PALHA ENQUANTO O TRIGO CAÍA DENTRO DA EIRA.
O TRIGO DESSA PASSAGEM BÍBLICA SIMBOLIZA O HOMEM QUE PERMITE A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO EM SUA VIDA.
ESSE DETALHE DO VENTO QUE JOGAVA A PALHA PARA FORA , MOSTRA-NOS QUE É FUNDAMENTAL  AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO PARA SANTIFICAR A VIDA DO HOMEM. SÓ ERA POSSÍVEL  A SAÍDA DE TODA A PALHA PELO AÇÃO DO VENTO. DA MESMA  FORMA ACONTECE NA VIDA DO HOMEM. SEM A OPERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO A PALHA ( AS COISAS DO VELHO HOMEM) VAI FICAR.

CONCLUSÃO:

AMADOS  IRMÃOS , AO TÉRNIMO DO PROCESSO DO TRIGO NA EIRA. O MESMO FICAVA NO CELEIRO QUE É O LOCAL ONDE FICARÁ DEPOSITADO O TRIGO. AQUELES QUE VIVEM O PROCESSO DE SALVAÇÃO O RESULTADO SERÁ A ETERNIDADE COM DEUS.
SAIBA QUE VOCÊ PODE ESCOLHER ONDE VAI PASSAR A ETERNIDADE. A ETERNIDADE COM DEUS , FELICIDADE ETERNA OU A ETERNIDADE SEM DEUS  QUE É O SOFRIMENTO ETERNO.
QUAL É A SUA ESCOLHA?
DEUS NOS ABENÇÕE. AMÉM.


Fonte: http://bibliaapalavradedeus.blogspot.com.br/
JOSENILSON FÉLIX 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...