Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

Série de Estudos Sobre a 5ª Medida

domingo, 15 de junho de 2014

COMO UM CRISTÃO DEVE USAR O FACEBOOK

COMO UM CRISTÃO DEVE USAR O FACEBOOK
Vejo nesta rede a maneira alegre e descontraída de se relacionar. Apesar de todas as vantagens, precisamos saber usá-la. Fico extremamente triste quando vejo pessoas, inclusive cristãos, usando mal esta rede social. Precisamos estar atentos, pois o mundo virtual é incrível, mas pode gerar problemas se não nos prevenirmos. Pessoas postam, usam palavras (palavrões), piadas indecentes, brincadeiras preconceituosas, críticas religiosas, indelicadezas, posturas superiores em relação aos outros, etc.



Parece que o apóstolo Paulo já estava prevendo quando nos escreveu através do Espírito Santo as seguintes palavras: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15). Inclusive no Facebook!!!

Você pode ser engraçado, postar coisas interessantes sem machucar ou ridicularizar alguém. Pode se indignar com as injustiças sem usar palavras frívolas e de baixo calão.

Você gostaria que alguém fosse indelicado com você, mesmo que fosse online? Claro que não, ainda mais quando se sabe que milhões de pessoas estão vendo. É o que a bíblia nos orienta: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas” (Mateus 7:12). Então, vamos tomar alguns cuidados para não ferir a imagem de ninguém e para que não façam o mesmo conosco? “Porque tudo o que o homem semear, isso também colherá”. (Gálatas 6:7b)...


1. Seja Social – Não é por acaso que se chama rede social, certo?  Seja educado, simpático e atraente para que seus amigos e futuros amigos possam sempre comentar coisas boas sobre você. Isso fará com que você crie respeito e construa credibilidade na rede. “Sê exemplo dos fieis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza” (1 Timóteo 4:12)

2. Cuidado com as informações compartilhadas – Como você, os seus colegas de trabalho, seu chefe e também sua família possuem um perfil no Facebook. Então, evite comentários desagradáveis e pense bem antes de expor qualquer informação na rede. “Que a vossa palavra (inclusive as escritas) seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um” (Colossenses 4:6)

3. Tenha Postura – Se você está pretendendo usar o Facebook (ou qualquer outra mídia social) para fins comerciais, lembre-se que os seus clientes e potenciais clientes estarão lendo o que você escreve e divulga, por isto lembre-se que estará dando testemunho de quem você é e serve. “Quanto a Demétrio, todos dão bom testemunho dele, inclusive a própria verdade. Nós também damos, e você sabe que o nosso testemunho é verdadeiro. (3 João 1:12)

4. Tenha Conteúdo/Tenha Sabedoria – Transforme-se no melhor conteúdo que você poderia criar ou ler. Seja inspirador para inspirar as pessoas a se tornarem seus amigos. Estude, pesquise, aprimore-se e se recicle sempre para conquistar isso. Não sai postando tudo o que você deseja e sim aquilo que irá acrescentar aos outros. Antes de veicular algo, procure saber se a fonte é digna de confiança. “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios”. (Efésios 5:15)

5. Seja engraçado sem ser ridículo – Existem pessoas que são engraçadas por natureza e existem outros que querem forçar isto. Existem coisas que não são engraçadas, são ridículas. Como cristão podemos ser felizes, engraçados, brincalhões, sem perder o senso, o equilíbrio e brio. (Vi outro dia uma “brincadeira” com a filha do Roberto Justos e Ticiane Pinheiro, que nasceu com a doença de “Crouzon”, deformidade no crânio da face), que não foi engraçada e sim ridícula.“Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram” (Romanos 12:15)

6. Cuidado com algumas informações: Como datas de nascimento e a sua localização - O problema é que, quando fornecemos informações pessoais abrimos brechas para roubos “virtuais”. Quanto à localização - Há uma grande quantidade de pessoas que fazem questão de revelar onde estão em cada momento. Se também adicionar quanto tempo vai estar em férias, os ladrões sabem quanto tempo têm para lhe assaltar a casa. “Eis que vos envio como ovelhas ao meio dos lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” (Mateus 10:16)

7. Cuidado com o bate-papos - É extremamente importante que os pais se certifiquem de os que seus filhos nunca revelem o fato de que estão sozinhos em casa.. Podemos pensar que só os nossos amigos têm acesso ao nosso status, mas nós realmente não temos idéia de quem está a ler. A melhor regra é não colocar nada no perfil ou status que não gostaríamos que um estranho soubesse. Podemos ter as configurações de privacidade mais severas possíveis, mas se a conta do seu amigo não estiver a sua também não estará. “Maldito o homem que confia no homem...Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas” (Jeremias 17:5;9)

8. Cuidado com as fotos – Cuidado com fotos postadas, de crianças, fotos pessoais, sensuais, da localização de sua casa. Fotos de casos que você não sabe a fonte (até com intuíto de ajudar). Lembre-se o “photoshop” altera ou reproduz qualquer tipo de foto. Não poste suas fotos particulares. Você pode achar que só seus amigos estão vendo, mas se os hackers conseguem entrar nos computadores do Pentágono, Casa Branca, Palácio do Planalto, Bancos e etc. Não entrará na sua “redinha social”.  “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se porém os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso”.  Mateus 6:22-23.  O problema não está no que vemos, mas como vemos!!!

Não tenho nenhum objetivo de criar um manual de como utilizar o Facebook e nem torná-lo “chato”, porém meu propósito é orientar a utilizá-lo de forma responsável, equilibrada e com o espírito cristão.

“E, quanto fizerdes por palavra (inclusive no Facebook) ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”. (Colossenses 3:17).

Pense nisto, um forte abraço. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...