Bloquear botão direito do mouse: Bloquear seleção de texto: Bloquear tecla Ctrl+C/Ctrl+V: Bloquear arrastar e soltar:

CURTA NOSSA PAGINA NO FACE

ESPECIAL REFORMA PROTESTANTE

quinta-feira, 8 de maio de 2014

CANDEIA ACESA



Mateus 25:1-13 INTRODUÇÃO
O Senhor Jesus conversou com Nicodemos e apresentou a ele alguém que ele não conhecia. Nicodemos aprendeu que Deus Pai nos amou e mandou Jesus, Seu Filho, para ser nosso Salvador e Jesus falou a ele e a nós do Deus, o Espírito Santo.
Ele é uma pessoa que trabalha nas nossas vidas e Jesus agora vai nos ensinar mais uma lição sobre o Espírito Santo.
Parábola é uma história que traz um ensino e o torna fácil para a gente entender.


DESENVOLVIMENTO
O Senhor Jesus conta sobre dois grupos de dez pessoas: dez virgens. Jovens que não haviam se casado. Cinco eram sensatas, prudentes. Cinco eram insensatas, imprudentes, loucas.
Elas estavam se preparando para um casamento e assim preparavam-se para encontrarem-se com o noivo que seria o seu esposo.
As loucas tomaram suas lâmpadas que eram chamadas candeias.
Estas candeias eram para iluminar o rosto, porque à noite, quando andavam ou iam a uma casa, as candeias eram levadas bem perto do rosto e revelavam quem era. Batia-se na porta e alguém dizia:
- Quem é?
- Sou eu e iluminava o rosto.
- Olha, pode entrar.
Bem, as candeias eram pequenas e devia-se andar com uma botija de azeite e ir repondo quando o azeite acabava.
Bem, as loucas, insensatas, tinham as candeias com um pouquinho só e não levaram azeite. As cuidadosas, prudentes, tinham as candeias e azeite em suas vasilhas.
Jesus contou que ambos os grupos de cinco ficaram esperando, esperando e tosquenejaram. Sabe o que é? Ficaram sonolentas e adormeceram.
Fala de um tempo igual para todos enquanto esperamos o noivo que é Jesus que vem buscar a igreja. Não é de adormecer, sono profundo, mas é estar aguardando, esperando um acontecimento, o que acontece agora. Vivemos o mesmo tempo.
Então o tempo chegou
A que horas? Meia-Noite. É a ultima hora do dia. Jesus está esperando a última hora do dia para dar tempo a meninos, meninas, adolescentes, todo mundo preparar depressinha as candeias. Como? Vamos ver.

Ouviu-se o grito: Aí vem o esposo!
É o grito que estamos ouvindo agora. O Espírito Santo avisando: a Bíblia está falando, o pecado está muito, o ensino do mal está aí, as bruxarias, feitiçarias, ensinando as crianças, a todos, o dia do juízo de Deus está chegando, vem depressa se abrigar nas asas do Senhor, no seu esconderijo!
Bem, as virgens todas se tornaram sabedoras do momento da volta do esposo.
Todas se levantaram. Todas? Sim, as dez. Todas. Só que, um grupo só, as cinco cuidadosas, tinham azeite e as candeias preparadas.
As insensatas, loucas (porque é louco quem sabe que Jesus vai voltar e não se prepara) descobriram: tinham candeias, mas vazias.
- “Dai-nos do vosso azeite, dai-nos, nossas candeias estão secas, vazias”. Que desespero!
As prudentes disseram:
- “Ide vós todas à venda, comprai para vós, porque se tirarmos, faltará a nós e a vós.”
Elas não sabiam que o azeite que nos fala do Espírito Santo ninguém pode dar, só mesmo Ele, o Espírito Santo pode encher nossas candeias.
Então, nessa última hora, candeia vazia, você quer?
Correram, foram, e neste exato momento, o esposo chegou e as que estavam preparadas entraram para a festa de casamento, linda, que maravilha e fechou-se a porta.
Atrasadas chegaram; candeias vazias, não havia mais como comprar, era de noite e o dono que dava o azeite estava na festa com o noivo. Sim, porque o Espírito Santo é quem vai levar a igreja e entrega-la ao noivo que é Jesus.
- “Senhor, ouve-nos!”
Mas o Senhor nem podia ver o rosto porque não tinham candeia com fogo para clarear e mostrar seus rostos.
- “Não vos conheço!”
Então Jesus contou esta lição para todos nós sabermos que é para nos prepararmos. Nossas vidas, nossos corpos são as candeias e elas têm que estar cheias, acesas, prontas, mostrando que estamos batizados com o Espírito Santo e isto é candeia acesa, pronta para subir e encontrar o noivo que é Jesus.

CONCLUSÃO

CANDEIA VAZIA.
Candeia rachada, com óleo vazando, se perdendo. Adianta? Serve?
Candeia com pavio seco, sujo que não recebe óleo? Serve?
Fala de pessoas, meninos, meninas, jovens, adultos que vivem de aparência. Estão na igreja, mas seus atos são de desobediência aos pais, professores; rebeldes na igreja, respondões, mal-criados. Gostam de filmes de duendes, mágicas, feitiçarias, bruxarias, Hary Porter, músicas de Rock, palavrões, revistas sujas.
Estas atitudes produzem pessoas geniosas, egoístas.
As candeias estão vazias (o óleo que recebem através das mensagens dos cânticos não ficam na mente, no coração, escorrem por rachaduras, não chegam ao pavio para iluminar – não há testemunho, têm vergonha de serem separados para Deus). Não poderão ouvir o grito da última hora – meia-noite.

CANDEIA CHEIA COM FOGO

Lucas 12:35
“Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias.”
O Senhor nos vê quando estamos batizados com o Espírito Santo, cheios da luz que vem pela candeia cheia de óleo, com fogo iluminando o rosto para que o Senhor Jesus nos veja nas trevas deste mundo, mas saiba que não pertencemos ao mundo, mas a Ele.
Nossos pais, professores, colegas também nos vêem e perguntam porque somos diferentes. Porque tenho o Senhor Jesus e o seu Espírito Santo está em mim.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...